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Publicado em 20 de Março de 2023 às 12:30 em Tiróide | 0 comentários

5 Formas de Lidar com os Problemas Psicológicos

5 Formas de Lidar com os Problemas Psicológicos

Ter um distúrbio da tiroide não significa apenas ter de enfrentar as manifestações físicas destes problemas, mas também os sintomas psicológicos que frequentemente os acompanham. E isto acontece porque a glândula da tiroide produz hormonas que regulam também as nossas emoções e, apesar de não afetarem todas as pessoas da mesma forma, há sintomas partilhados, como a ansiedade, dificuldade em dormir, problemas de memória e concentração ou stress.

O que é importante também é saber que, para a maioria das pessoas, os sintomas psicológicos melhoram à medida que o distúrbio da tiroide é controlado. E isto implica seguir as indicações dos especialistas no que diz respeito ao tratamento, ainda que, por vezes, possa parecer que a medicação não está a funcionar, uma vez que pode levar algum tempo até surtir o efeito desejado.

Há ainda coisas que pode fazer para minorar estes sintomas psicológicos:

  • Falar sobre os seus sentimentos 

Muitas pessoas preferem calar os seus sentimentos, seja para não incomodar quem as rodeia ou simplesmente por receio de incompreensão. Mas isso pode ter como resultado frustração e ressentimento. Aprender a dizer como se sente e a pedir ajuda pode fazer toda a diferença!

  • Ter tempo para si

O tempo é algo que parece, muitas vezes, fugir. E, como não estica, pode não ser dada prioridade ao que às vezes é mais importante: a própria pessoa. Se há coisas que o ajudam a relaxar, como tomar um banho ou ter um certo passatempo, certifique-se de que reserva tempo para o fazer. 

  • A importância de um corpo são

Costuma dizer-se que não há mente sã sem corpo são e vice-versa. Por isso mesmo, há que ter atenção aos estilos e hábitos de vida e procurar ser saudável. Para isso não precisa de ir correr uma maratona, mas que tal dar umas caminhadas? Ou olhar para o que coloca no prato, preferindo alimentos mais saudáveis, assim como evitar o álcool como forma de se sentir melhor? 

  • Praticar a “Regra dos Três”

Esta é uma técnica simples que pode ajudar a encontrar o equilíbrio: todos os dias, antes de se deitar, faça uma lista de três coisas que o fizeram sentir-se bem. De manhã, releia a lista do dia anterior.

  • Combater a solidão

Sabemos que lidar com sintomas psicológicos pode ser muito solitário, uma vez que as pessoas à sua volta podem não compreender o que está a sentir. Pode ser, por isso, importante, encontrar grupos de pessoas que partilhem os mesmos problemas e que o podem ajudar a ultrapassá-los.

 

Fonte: https://www.btf-thyroid.org

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