Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 08 de Setembro de 2023 às 12:12 em Iodo Tiroide | 0 comentários

Projeto Europeu Quer Combater a Carência de Iodo

Projeto Europeu Quer Combater a Carência de Iodo

Melhorar o estado do iodo na Europa e no resto do mundo é o grande objetivo do financiamento de 2,5 milhões de euros atribuído no âmbito do Programa Horizonte Europa ao Consórcio EUthyroid2, uma iniciativa composta por instituições de ensino e outros parceiros.

O projeto tem como objetivo encontrar modelos de boas práticas para o acesso dos jovens, sobretudo das mulheres, à informação sobre o seu estado em termos de iodo, uma vez que níveis insuficientes de iodo na gravidez provocam lesões cerebrais duradouras que reduzem o QI da criança em 8 a 10 pontos. Mesmo uma deficiência de iodo ligeira a moderada em idade escolar pode reduzir o QI em 3 a 5 pontos. No entanto, esta é uma situação que pode ser facilmente prevenida através de programas de fortificação com iodo, mais frequentemente através do sal para consumo humano e animal. 

A primeira avaliação do Consórcio EUthyroid sobre os programas de prevenção da deficiência de iodo na Europa revelou grandes limitações na sensibilização para a importância da nutrição com iodo para uma vida saudável. “O EUthyroid2 irá agora colmatar lacunas importantes na prevenção da deficiência de iodo na Europa e não só”, revela a CORDIS, a organização da Comissão Europeia responsável pelos resultados da investigação.

O projeto envolve estudos de implementação e ensaios controlados aleatórios baseados na comunidade para aumentar a sensibilização para a questão do iodo em adolescentes e mulheres jovens até aos 24 anos, antes da gravidez, com intervenções que podem incidir nos sistemas educativos e nos cuidados ambulatórios.

“A carência de iodo impõe custos enormes aos sistemas de saúde, mas pode ser facilmente evitada”, afirma Henry Völzke, médico que coordena o projeto na Universidade de Medicina de Greifswald, na Alemanha. “Enquanto projeto de saúde pública, o EUthyroid2 não é apenas ciência, mas também está ao serviço das nossas sociedades. Ao encontrar modelos para sensibilizar os jovens para a importância do iodo para uma vida saudável, o EUthyroid2 lançará as bases para uma forma rentável de erradicar as doenças relacionadas com a deficiência de iodo”.

O projeto reúne os conhecimentos de epidemiologistas, endocrinologistas, nutricionistas, economistas da saúde e especialistas em comunicação de renome de um vasto leque de instituições de ensino e países. Outros parceiros com grande alcance global incluem a Iodine Global Network, a Thyroid Federation International e a World Iodine Association.

Fonte: https://www.euthyroid.eu

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − fourteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.