Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 14 de Novembro de 2023 às 11:30 em Tiroide | 0 comentários

Diabetes e Tiroide: Uma Relação de Duas Vias

Diabetes e Tiroide: Uma Relação de Duas Vias

A relação entre tiroide e diabetes tem sido alvo de vários estudos, tendo a ciência encontrado, de facto, uma relação entre ambas, naquela que é uma via de dois caminhos: não só quem tem diabetes pode ter um risco aumentado de desenvolver problemas da tiroide, como também aqueles que têm o diagnóstico de distúrbios na pequena glândula situada na base do pescoço têm um risco acrescido de desenvolver síndrome metabólica ou diabetes tipo 2. 

Já sabemos que a tiroide é uma glândula que, apesar de pequena em dimensão, tem uma importância enorme no funcionamento do organismo, regulando muitas das funções do corpo, com destaque para o metabolismo, ou seja, a forma como o corpo utiliza a energia. E isto significa que, sendo o açúcar no sangue (glicose) utilizado para obter energia, a tiroide pode ter impacto no mesmo, fazendo com que se acumule, o que aumenta o risco de diabetes e torna mais difícil controlar o açúcar no sangue de quem já tem a doença.

Também ao nível da insulina pode haver um impacto da tiroide. Como o hipertiroidismo aumenta o metabolismo, a insulina é eliminada mais rapidamente, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue aumentem. Isso pode tornar maior o risco de diabetes ou tornar a doença mais difícil de controlar. Já o hipotiroidismo tem o efeito inverso, podendo conduzir a reduções nos níveis de açúcar no sangue.

Mas a relação não se fica por aqui. Há também evidência de que a diabetes tipo 1 pode aumentar o risco de Tiroidite de Hashimoto e Doença de Graves, formas autoimunes de doença da tiroide. 

Tanto para as pessoas que sofrem de diabetes, como para as que vivem com doenças da tiroide, o conselho é o mesmo: controlar a doença, procurar manter um peso ideal e uma vida saudável.

Fonte: https://www.verywellhealth.com/thyroid-disease-and-diabetes-3289616

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seven + 19 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.