Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 19 de Junho de 2024 às 9:15 em Tiroide | 0 comentários

4 dicas simples para ajudar a controlar a pressão arterial

4 dicas simples para ajudar a controlar a pressão arterial

Sabendo que as hormonas da tiroide têm impacto um pouco por todo o organismo, não será surpresa que o mau funcionamento da glândula que as produz cause consequências. E algumas são ao nível do coração. De facto, no caso do hipotiroidismo, os sintomas podem incluir diminuição da frequência cardíaca, constrição dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial. É sobre esta última que aqui falamos, ou melhor, sobre como os bons hábitos de saúde podem ajudar a manter a pressão arterial controlada.

Atividade física

Já aqui o dissemos e voltamos a reforçar: a prática de exercício físico faz bem e recomenda-se, tendo também impacto ao nível da pressão arterial. De acordo com a Sociedade Britânica de Cardiologia, deve apostar-se na atividade de intensidade moderada, todos os dias. 

Manter um peso saudável 

É mais fácil de dizer do que de fazer, mas a perda de peso, sobretudo para quem tem alguns quilos a mais, pode ajudar a reduzir a pressão arterial. E, aqui, a atividade física falada acima pode também dar uma grande ajuda.

Dieta saudável e equilibrada

Cinco porções de frutas e vegetais por dia, tal como recomenda a Organização Mundial de Saúde, é um dos elementos essenciais de uma dieta que se quer saudável. Sem esquecer a redução do consumo de açúcares e gorduras, assim como a manutenção de uma hidratação correta.

Reduzir o sal 

Substituir o sal por ervas aromáticas ou especiarias, que garantem o sabor dos alimentos, e retirar o saleiro da mesa são duas medidas importantes para reduzir o consumo de sal, que contribui para a epidemia silenciosa de hipertensão.

Fonte: https://www.bhf.org.uk

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seventeen − 10 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.