A importância da suplementação de vitamina D em dias cinzentos
Com a chegada do inverno, os cuidados devem ser redobrados para nos mantermos quentes e confortáveis. Um dos principais sintomas das doenças da tiroide, nomeadamente do hipotiroidismo, é a intolerância ao frio, pelo que as temperaturas mais frias, e por vezes até negativas, impactam muito o quotidiano e a qualidade de vida destas pessoas.
Além do frio, o mês de dezembro traz-nos muitos dias cinzentos, com nuvens e chuva, que impedem o vislumbre do sol durante dias, ou até semanas. E não é só o nosso bem-estar mental e emocional que fica afetado; também o nosso corpo se ressente. Apesar de nada substituir o sol, os especialistas recomendam cada vez mais a suplementação de vitamina D.
A vitamina D é muito importante para o sistema imunológico, função muscular, coração, pulmões, desenvolvimento cerebral, saúde dos ossos e efeitos anticancerígenos. Por isso, com as evidentes vantagens, especialistas internacionais recomendam a toma de um suplemento diário desta vitamina, para atingir os valores recomendados e manter-se saudável. Ainda assim, deve consultar sempre um médico para avaliar as suas necessidades e indicar a toma mais adequada.
Vários estudos já relacionaram baixos níveis de vitamina D com doenças da tiroide, no entanto, ainda não está claro se é uma causa, uma consequência ou um fator sem impacto nesta patologia. Ainda assim, como a ausência de vitamina D no corpo humano leva a um sistema imunológico fraco, pode facilitar a progressão das doenças da tiroide.
Além da suplementação de vitamina D, pode ainda equipar-se com outras técnicas para se manter quente e confortável durante este inverno: utilize camadas de roupa, se necessário, térmicas; proteja as mãos, pescoço e cabeça; e prefira alimentos quentes, como chá ou sopa.