O solstício de verão está a chegar e, com ele, o aumento da temperatura
O dia mais longo do ano, o solstício de verão, está a chegar. Celebra-se a 21 de junho no hemisfério norte e marca o início de mais um verão. Esta é uma estação que agrada particularmente à maioria da população e é, muitas vezes, sinónimo de praia, calor e férias. No entanto, esta estação também pode ser sinónimo de desconforto, especialmente se tiver algum problema relacionado com a tiroide.
A tiroide é uma glândula endócrina que produz hormonas tiroideas, regulando várias funções no organismo tal como o batimento cardíaco e o metabolismo. Uma outra função da tiroide é a regulação da temperatura corporal. Ao funcionar corretamente, a tiroide consegue responder de forma eficiente às mudanças de temperatura, mantendo uma temperatura confortável. No entanto, quando existe uma produção excessiva das hormonas tiroideas (hipertiroidismo), a temperatura corporal aumenta, e quando a produção não é suficiente (hipotiroidismo), a temperatura corporal desce.
O excesso de hormonas da tiroide é designado hipertiroidismo. Para além da regulação da temperatura corporal, esta condição pode-se manifestar de várias formas:
- Ansiedade
- Emagrecimento
- Fraqueza muscular
- Tremores
- Aumento da frequência cardíaca
- Sudação excessiva
- Entre outros.
Qualquer um de nós pode desenvolver uma doença da tiroide. As doenças da tiroide, apesar de apresentarem uma maior prevalência nas mulheres, também podem afetar homens. A nível mundial estima-se que 300 milhões de pessoas tenham uma doença da tiroide, e em Portugal este valor varia entre meio a um milhão, embora muitas pessoas sofram de formas leves de disfunção da tiroide e não sejam diagnosticadas. Mesmo não sendo conhecidas as causas exatas das doenças da tiroide, existem uma série de fatores com as quais estão relacionadas, tais como:
- Fatores genéticos, um histórico familiar de doença da tiroide por exemplo;
- Condições médicas pré-existentes, tal como a diabetes tipo I;
- Fatores nutricionais, tal como o consumo em excesso ou insuficiente de iodo;
A intolerância ao calor pode ter várias causas, tal como a ansiedade, a cafeína ou a menopausa. No entanto, o hipertiroidismo também pode ser uma causa desta intolerância. Por isso recorde-se, se para a maioria da população as altas temperaturas no verão poderão ser desconfortáveis, para um doente com hipertiroidismo, com maior sensibilidade ao calor, podem-se tornar bastante difíceis de lidar. Se tiver excesso de transpiração e intolerância ao calor, não descarte estes sintomas, pois estes podem significar que tem hipertiroidismo. Fale com o seu médico, pois existem tratamentos disponíveis.
Existem também uma série de soluções que pode seguir para evitar o desconforto do calor nesta estação:
- Evite as horas de maior calor;
- Mantenha-se sempre hidratado, bebendo muitos líquidos durante o dia;
- Coma alimentos frios, como frutas e saladas, para se refrescar;
- Use roupas leves com cores claras;
- Tome banhos frios, ou use um spray de água para refrescar.
Este verão, se sentir intolerância ao calor ou sudação excessiva, estes sintomas podem não estar relacionados com o aumento da temperatura, mas sim com a produção excessiva de hormonas tiroideias, e esta deve ser tratada de imediato pelo seu endocrinologista.
Fontes:
- Saúde CUF (https://www.cuf.pt/saude-a-z/hipertiroidismo)
- Saúde CUF (https://www.cuf.pt/mais-saude/doencas-da-tiroide-tudo-o-que-deve-saber)
- SPEDM/Grupo de Estudos da Tiroide (http://www.spedm.pt/grupo-de-estudo-da-tiroide/hipertiroidismo/)
- Cleveland Clinic (https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/8541-thyroid-disease)
- Best doctors (https://ssl.adam.com/content.aspx?productId=125&pid=69&gid=003094&site=bestdoctors.adam.com&login=BEST4545)