
Disfunções da tiroide no homem: um problema que não pode ser ignorado
26 Novembro, 2025Com a correria do Natal e da passagem de ano, esta época festiva pode ser muito traiçoeira para a sua tiroide. Entre prendas para o amigo secreto, as compras no supermercado para as refeições em família e jantares de Natal, a sua rotina diária sofre alterações. A sua alimentação é descurada e o exercício físico é deixado para segundo plano.
No meio de tantos planos, não se pode esquecer da sua tiroide. Em momentos de muito stress, os níveis de cortisol aumentam, alterando a produção de hormonas tiroideias, o que pode agravar sintomas como o cansaço, a ansiedade, a irritabilidade e a confusão mental. Mais ainda, pode prejudicar o seu sono e energia, alterações de apetite e, consequentemente, de peso, a sua sensibilidade ao frio ou ao calor e ainda palpitações ou tremores.
Os sintomas variam consoante a doença e apresentam características específicas. Por um lado, em doentes com hipertiroidismo, o stress pode intensificar as palpitações, as insónias e o nervosismo. Já em doentes com hipotiroidismo, pode prejudicar o humor e aumentar a sensibilidade ao frio.
No entanto, surge um problema ainda maior. Mais do que ter os horários de sono irregulares, uma alimentação mais rica em açúcar e menos exercício físico, a toma da medicação pode também ser prejudicada.
Quando está fora da rotina, com refeições fora de horas, pode esquecer-se de tomar a sua medicação na hora correta ou até coincidir com alterações alimentares, prejudicando a absorção do medicamento.
Por isso, partilhamos um conjunto de sugestões que podem melhorar a saúde da sua tiroide durante esta época festiva:
- tenha sempre a medicação consigo (na mala, por exemplo);
- defina o alarme do seu telemóvel para a hora da toma;
- prepare doses para a semana numa caixa organizadora de comprimidos;
- durma 7 a 8 horas de sono por noite;
- priorize o descanso com pequenas pausas durante o dia;
- leve sempre uma garrafa de água e snacks saudáveis;
- diga “não” a convites quando sentir necessidade de descansar;
- reserve tempo para atividades que reduzem o stress;
- não ingira álcool nem açúcar;
- priorize vegetais, frutas, sopas e refeições leves entre eventos festivos.
Se, durante esta época festiva, sentir mais sintomas ou precisar de um ajuste na medicação, consulte o seu médico. O mais importante é sentir-se acompanhada e prevenir para que o stress do natal não tome conte de si. Pequenos gestos diários podem fazer toda a diferença e a sua tiroide agradece.
Fontes:




