Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 29 de Novembro de 2018 às 15:17 em Notícias | 0 comentários

O “Painel de Controlo” dá-nos sinais de alerta

O “Painel de Controlo” dá-nos sinais de alerta

Às vezes é difícil identificar os sinais de alerta e reconhecer quando alguma coisa não está a
funcionar como devia. Mas existe um sistema de alerta que funciona como um “painel de controlo” do seu organismo: a sua tiroide.

É por isso muito importante que saiba reconhecer todos os sinais e sintomas, para que possa ASSUMIR O CONTROLO.

ASSUMA O CONTROLO: SAIBA IDENTIFICAR OS AVISOS EXTERNOS

AUMENTO OU ALTERAÇÕES DE PESO
Ganho ou perda súbita de peso, ou dificuldade em ganhar e manter o peso, podem ser sinais de uma doença da tiroide.

PELE
Devido à falta de hormonas, uma tiroide pouco ativa pode provocar pele seca, irritada, com escamações e manchas ásperas.

TRANSPIRAÇÃO
A glândula tiroideia está intimamente ligada à temperatura do organismo: transpiração excessiva pode ser causada por uma tiroide excessivamente ativa, podendo-se sentir ruborizado e com calor excessivo.

CABELO
Cabelo áspero, seco e quebradiço pode ser causado por uma tiroide com pouca atividade. O hipotiroidismo também pode causar perda de cabelo, e afetar as pestanas e sobrancelhas.

UNHAS
À semelhança do cabelo, unhas secas e quebradiças, que escamam e partem facilmente, podem ser causadas por hipotiroidismo.

OLHOS
Tanto o hipotiroidismo como o hipertiroidismo podem fazer com que os olhos fiquem secos e com sensação de areia5,6 – isso pode ser particularmente desconfortável se trabalhar em frente a um ecrã.

ASSUMA O CONTROLO: SAIBA RECONHECER OS AVISOS INTERNOS

FADIGA EXCESSIVA
Cansaço excessivo pode sinalizar tiroide com pouca atividade ou excessivamente ativa: hipotiroidismo pode fazer com que se sinta deprimido; hipertiroidismo pode levar a um consumo de energia exagerado.

DIFICULDADES DE SONO
A insónia é também um sinal de hipotiroidismo ou hipertiroidismo: a tiroide com baixa atividade pode dificultar o sono. Agitação, sensação de inquietação e incapacidade de dormir podem ser causados por uma tiroide excessivamente ativa.

BAIXA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO E PERDA DE MEMÓRIA
Se se esforça para se lembrar de coisas ou concentrar-se numa tarefa, pode estar a sofrer de uma tiroide com atividade reduzida. Por outro lado, se se esforça para se concentrar devido a pensamentos acelerados, isso pode ser um sinal de hipertiroidismo.

PERDA DE MOTIVAÇÃO
Vale a pena considerar a possibilidade de uma tiroide pouco ativa se se está a sentir letárgico e desmotivado. A falta de motivação é um sintoma comum do hipotiroidismo.

SENSIBILIDADE À TEMPERATURA
Uma temperatura normal está intimamente ligada a uma tiroide a funcionar corretamente. Se está com frio quando os outros estão com calor, ou com calor quando os outros se sentem confortáveis, pode estar a sofrer de hipotiroidismo ou hipertiroidismo.

DESEJO SEXUAL
Quer o hipotiroidismo quer o hipertiroidismo podem causar perturbações do desejo sexual.

DEPRESSÃO E ANSIEDADE
Em alguns casos, o hipotiroidismo pode causar depressão. O hipertiroidismo também pode causar ansiedade.

IRRITABILIDADE
Se se irritar com pessoas sem motivo, ou se se sentir mais irritado que o normal com pequenas coisas, saiba que a irritabilidade é um dos sintomas de uma glândula tiroideia hiperativa.

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

sixteen − one =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.