Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 08 de Janeiro de 2020 às 13:02 em Notícias | 0 comentários

Novo ano, novas expetativas: novo estilo de vida?!

Novo ano, novas expetativas: novo estilo de vida?!

Entrámos num novo ano. Um ano, com um dia extra, 29 de fevereiro. Na numerologia tem a vibração 11, o número dos visionários! É um ano importante para se motivar a si próprio, de grande inspiração. Acredite, tudo está nas nossas mãos, nas suas mãos!

Assim, iremos expor-lhe como as escolhas da sua alimentação e do estilo de vida podem ajudar pessoas com problemas da tiroide, mas também de toda a população portuguesa.
Em primeiro lugar, focamos na sua dieta. Focar, é o verbo certo para que controle os distúrbios na tiroide. É certo que pessoas que sofrem de hipotiroidismo podem apresentar alguma dificuldade em emagrecer devido a uma maior retenção de líquidos. Já no hipertiroidismo, o doente tem uma significativa perda de peso, recuperando após o início do tratamento. Como é óbvio, não existem alimentos que aumentem ou diminuam as hormonas que regulam a tiroide, mas alguns que uma pessoa com hipotiroidismo ou hipertiroidismo deva consumir com maior frequência. Vejamos alguns alimentos/nutrientes que podem ser benéficos para a sua dieta.

Alimentos ricos em selénio devem fazer parte da sua alimentação, pois o selénio está presente em grande concentração na tiroide, sendo essencial para os mecanismos da função tiroideia que ajudam na função tiroideia. Este nutriente é importante para o sistema imunológico, para a função cognitiva e para a fertilidade. Em relação a alimentos a evitar, a soja deve estar no topo da sua “lista negra” pois interfere na absorção da hormona tiroxina (T4). Também deve evitar o excesso de algas, café e brássicas (a couve-flor e o repolho, por exemplo), pois podem contribuir para um aumento da glândula.

Em segundo lugar, destacamos alguns hábitos que podem estimular o seu dia-a-dia de forma a ter um estilo de vida com menos probabilidade de desenvolver problemas na tiroide. Se anteriormente utilizamos o verbo focar, agora reforçamos ainda mais. Quantas vezes já ouviu: “Queres manter-te saudável? Perder peso? Foca-te!”. E é isso mesmo que tem de fazer diariamente. Vários estudos apontam que o consumo de álcool está associado a uma maior probabilidade de hipotiroidismo e hipertiroidismo. Dê prioridade ao exercício físico, desde cardio, flexibilidade e fortalecimento dos músculos. Acredite, o exercício pode aumentar a energia para enfrentar o seu dia e diminui o stress. Aposte então numa caminhada, em ioga e levantamento de halteres leves.

Resumindo, a disfunção na tiroide não é sinónimo de uma baixa qualidade de vida. Como referimos anteriormente, é o leitor que tem de ter vontade e adaptar-se a um estilo de vida saudável.
Perante as suas expectativas para continuar o novo ano, está preparado para um novo estilo de vida?

Fontes:
1. https://adti.pt/2019/04/12/tiroide-e-atividade-fisica/

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fourteen + 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.