Já levou a vacina para a Covid-19?
Já levou a vacina para a Covid-19? Se sofre de um distúrbio da tiroide, é normal que haja receios: o que devo fazer, levar ou não a vacina? A resposta é dada pelos especialistas, que não têm dúvidas: a vacina para a COVID-19 é a forma mais eficaz de proteção contra a doença causada por este novo coronavírus.
Dúvida esclarecida, seguimos para a próxima questão, que tem a ver com o facto de continuar a existir quem duvide da eficácia da vacina, usando como argumentos a rapidez com que foi desenvolvida e disponibilizada. Mas tal como acontece com todas as outras vacinas – e, já agora, com todos os medicamentos disponibilizados no mercado -, as vacinas para a Covid-19 estão sujeitas a testes rigorosos por parte da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da autoridade nacional, o Infarmed, que deram o seu aval às vacinas que se encontram a ser administradas em Portugal.
Os ensaios clínicos que testaram as vacinas foram realizados em milhares de pessoas, tendo sido muito raros, mesmo agora que milhões já receberam a vacina um pouco por todo o mundo, os relatos de efeitos secundários graves. Por isso, não há nenhuma razão conhecida que impeça uma pessoa com distúrbios da tiroide de levar a vacina.
Há ainda uma outra dúvida que é partilhada por muitos: será que, depois de levar a vacina, não me irei sentir mal? As vacinas para a Covid-19 não são vacinas vivas, ou seja, não contêm nenhum vírus. Ainda assim, algumas pessoas podem apresentar sintomas ligeiros, como dores musculares ou temperatura ligeiramente elevada após a vacinação, assim como dor no local da injeção, que resulta da resposta do corpo à inoculação, não sendo causada pela própria doença.
Por isso, mesmo sofrendo de qualquer patologia da tiroide, fica a certeza: não há contraindicação para a toma da vacina.
Fonte: Fundação Britânica da Tiroide
https://www.btf-thyroid.org/covid-19-and-vaccines