Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 25 de Março de 2022 às 15:18 em Tiróide | 0 comentários

Perguntas e Respostas sobre a Tiroidite de Hashimoto

Perguntas e Respostas sobre a Tiroidite de Hashimoto

  • O que é a Tiroidite de Hashimoto? 

Tiroidite é um estado inflamatório da glândula tiroideia que pode acontecer devido a várias situações. No caso da Tiroidite de Hashimoto, o sistema imunitário deixa de reconhecer as células foliculares da tiroide como suas e ataca-as. Esta agressão pode impedir esta pequena glândula de desempenhar o seu papel, ou seja, de produzir as hormonas necessárias  para o bom funcionamento do organismo

  • É uma doença comum?

Foi em 1912 que Hashimoto, um cirurgião japonês, identificou pela primeira vez uma doença autoimune da tiroide, que acabou por receber o seu nome e que é, hoje, a mais frequente e a principal causa de hipotiroidismo em Portugal. 

  • O que causa Hashimoto?

Porque é que o sistema imunitário, que tem a tarefa de defesa do organismo, se volta contra os tecidos saudáveis é ainda um mistério. Conhecem-se, no entanto, alguns fatores que aumentam o risco de tornar uma pessoa mais suscetível a esta doença.

  • Quais os fatores de risco conhecidos para esta doença?

Ser mulher, ter entre 30 e 50 anos, ter história familiar de doença autoimune da tiroide  ou outras doenças autoimunes ou distúrbio autoimune preexistente, como doença de Addison, artrite reumatoide, lúpus ou diabetes tipo 1.

  • Quais os seus sintomas?

São sintomas comuns, entre outros, a fadiga, ganho de peso, intolerância ao frio, rigidez nas articulações, pele seca, queda de cabelo ou depressão.

  • Há cura para a Tiroidite de Hashimoto?

Esta é uma doença sem cura. Porém, se o tratamento for necessário, resolve a sintomatologia e o indivíduo consegue ter uma vida normal. 

  • Quem sofre deste problema deve ter cuidados específicos com a dieta?

Há alimentos que podem desencadear ou piorar determinados sintomas, sobretudo quando há outras doenças autoimunes associadas, como a doença celíaca. Incluem determinados alimentos com glúten, corantes artificiais, açúcares, alimentos processados, excesso de gorduras ou bebidas alcoólicas. Assim, se sofre de doença celíaca, e de um modo geral para toda a população, é importante limitar a ingestão destes alimentos em excesso pois podem provocar múltiplos problemas de saúde. Além disso, limitar a ingestão destes produtos ajuda na melhoria da saúde em geral.

 

Fontes: https://www.thyroid.org e https://www.spedm.pt

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five + 15 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.