Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 07 de Abril de 2022 às 15:33 em Tiróide | 0 comentários

Inimigos do Ambiente… e da Tiroide

Inimigos do Ambiente… e da Tiroide

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) não deixam margem para dúvidas: mais de 90% das pessoas respiram ar poluído, resultante da queima de combustíveis fósseis, da indústria da alimentação ou do vestuário. Além disso, múltiplos compostos químicos resultantes da poluição, plásticos e microplásticos são encontrados no fundo dos oceanos mais profundos, nas montanhas mais altas e entram na cadeia alimentar. Também os mosquitos ‘levam’ doenças cada vez mais longe e mais depressa. Estes são apenas alguns exemplos da forma como a saúde do planeta tem impacto na nossa. E tem impacto também na tiroide!

É por isso que, no Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril, a OMS lança a campanha “O nosso planeta, a nossa saúde”, em que apela aos governos e ao público para darem prioridade a sociedades de bem-estar e que partilhem histórias das medidas que estão a tomar para proteger o planeta e a sua saúde.

Mas qual o impacto do ambiente na tiroide? É um impacto que se faz sentir a vários níveis, a começar com produtos químicos conhecidos por disruptores endócrinos, substâncias que podem ser encontradas no ar, na água e no solo, assim como em objetos que usamos no nosso dia-a-dia, como plásticos, brinquedos, produtos de limpeza, loções ou cosméticos e que bloqueiam ou alteram a ação das hormonas no corpo. Algo que, segundo vários investigadores, é responsável pelo aumento de pessoas com várias doenças, entre as quais cancro da tiroide.  

Mas não só. Apesar de cerca de 70% do risco de doenças autoimunes da tiroide ser atribuído ao histórico genético, acredita-se que vários contaminantes presentes no ambiente, que influenciam o funcionamento da tiroide, desempenhem também um papel no desenvolvimento das doenças autoimunes nas pessoas mais susceptíveis.

 

Fonte: EndocrineWeb

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 + five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.