Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 19 de Abril de 2022 às 10:59 em Tiróide | 0 comentários

Como gerir a sua saúde psicológica?

Como gerir a sua saúde psicológica?

Perante uma disfunção da tiroide podemos ter alguns sintomas físicos, como oscilações de peso, queda de cabelo ou perturbações do sono que, por si só, podem dar origem a problemas psicológicos. Estes problemas, que podem surgir, mexem com as nossas emoções, gerando ansiedade e mau humor, sendo resolvidas quando os problemas da tiroide são controlados. O essencial é cumprir corretamente a medicação prescrita pelo médico. 

Porém, independentemente dos problemas da tiroide, há determinadas atitudes que devemos ter para gerir a nossa saúde. 

  • Partilhar

Há quem reprima os seus sentimentos e há também aqueles que não partilham o que sentem por receio de sobrecarregar quem ouve. Mas falar com as pessoas que o rodeiam sobre o que está a enfrentar pode ser muito importante na gestão dos sintomas psicológicos.

  • Reservar um tempo para si

Ou é por causa do trabalho, que não deixa tempo para mais nada, ou é porque os dias parecem curtos para tanta tarefa. A desculpa da falta de tempo, essa tende a repetir-se, justificando a ausência de momentos só nossos. Seja para tomar um banho de imersão, para se dedicar a um hobby ou apenas para ouvir música ou ler um livro, reserve algum tempo só para si. A sua saúde mental agradece. 

  • Ser saudável gera saúde 

Não há dúvidas que a prática de exercício físico faz bem à saúde. A ciência há muito que o confirmou, reforçando que a intensidade não tem de ser grande. Seja uma caminhada, umas braçadas na piscina ou um passeio de bicicleta, escolha um tipo de exercício que lhe dê mais prazer. A este ingrediente para melhorar a saúde junte outros, como uma alimentação saudável, evitar excessos ao nível das bebidas alcoólicas ou eliminar o tabaco da sua vida, que ajudam a melhorar a saúde física e a mental.

  • Procurar grupos de ajuda

Pode parecer, por vezes, que ninguém compreende o que sente. É que enfrentar os sintomas psicológicos decorrentes de uma doença pode ser uma tarefa solitária. É aqui que entra a partilha com pessoas com os mesmos problemas, seja em forma de grupos de apoio ou associações de doentes, que oferecem a oportunidade de partilhar os seus sentimentos e receber apoio de outras pessoas na mesma situação.

 

Fonte: British Thyroid Foundation

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

thirteen − 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.