Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 16 de Maio de 2022 às 14:59 em Iodo Tiroide | 0 comentários

Um Inimigo Chamado Tabaco

Um Inimigo Chamado Tabaco

Fumar é prejudicial à saúde e este é um facto amplamente comprovado pela ciência. É por isso que, sem grande surpresa, se assume também que o tabaco faz mal às pessoas que sofrem de distúrbios da tiroide. Não só fumar agrava os sintomas destes distúrbios, podendo ainda, segundo alguns estudos, aumentar o risco destes problemas, como é disso exemplo a Doença de Graves. No Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio, é tempo de reforçar a importância de deixar de vez este vício.

Mas afinal, que impacto tem o tabaco na saúde da tiroide? Um artigo partilhado no site Very Well Health enumera este impacto, traduzindo-o nos problemas que pode causar. Como se sabe, o fumo dos cigarros é composto por inúmeras substâncias que, como é também já sabido, prejudicam vários órgãos. No caso da tiroide, há uma interferência de algumas destas substâncias, por exemplo, na absorção de iodo, sendo este um elemento fundamental para a produção de hormonas. A diminuição do iodo tem, por isso, um impacto negativo na produção de hormonas tiroideias.

Mas o tabagismo assume ainda outras formas no papel de inimigo da tiroide, no que diz respeito ao nível da inflamação que costuma provocar. Uma inflamação que pode resultar no aumento da tiroide, o que tem impacto nas pessoas que vivem com doenças como a de Graves ou a Tiroidite de Hashimoto, duas doenças autoimunes.

Há múltiplos efeitos negativos do tabaco na saúde, demonstrado por múltiplos estudos,  pelo que para quem fuma é muito importante deixar de o fazer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso do tabaco é a causa mais evitável de doenças e mortes em todo o mundo. Atualmente, é responsável por mais de oito milhões de mortes por ano, roubando mais vidas do que a sida, malária e tuberculose juntas. E, além de seu peso para a saúde, o tabaco está na origem de um enorme peso económico ao nível dos cuidados de saúde, perda de produtividade, entre outros.

Fonte: https://www.verywellhealth.com/

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.