Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 13 de Fevereiro de 2023 às 10:49 em Tiróide | 0 comentários

Alteração no ciclo menstrual: mais um sinal de que algo pode estar errado

Alteração no ciclo menstrual: mais um sinal de que algo pode estar errado

No caso de ser mulher e de o seu médico lhe perguntar sobre os seus ciclos menstruais em associação ao tema da tiroide, não estranhe. É que a história associada ao período pode, de facto, ajudar a identificar problemas na pequena glândula situada na base do pescoço.

Porquê? Porque as hormonas produzidas pela tiroide afetam todas as células do corpo, sendo, por isso mesmo, grande a variedade de sintomas quando as coisas não estão bem. O que significa que a menstruação é também afetada.

No caso do hipotiroidismo, ou seja, quando a tiroide funciona abaixo do normal, períodos irregulares ou falta de períodos (amenorreia), alterações no fluxo (períodos mais pesados ou ligeiros), quistos nos ovários, menarca (primeira menstruação) precoce ou tardia podem ser alguns dos sinais e sintomas.

Se em causa está o funcionamento em excesso da tiroide, o chamado hipertiroidismo, a menstruação pode igualmente sofrer alterações, seja em forma de períodos irregulares ou falta de menstruação (amenorreia) ou ainda uma menarca tardia.

Se a sua questão tem a ver com o motivo pelo qual isto acontece, saiba que são vários os mecanismos pelos quais as hormonas da tiroide (ou falta destas) afetam a menstruação. Por exemplo, um distúrbio na tiroide pode causar a incapacidade de ovulação, com a consequente deficiência de progesterona. O hipotiroidismo reduz a globulina transportadora de hormonas sexuais (uma proteína produzida pelo fígado), que causa uma maior exposição ao estrogénio e, logo, a hemorragia menstrual pode ser mais abundante. Em contraste, o hipertiroidismo aumenta esta proteína, causando uma perda menstrual mais ligeira.

 

Fonte: https://www.menstruationresearch.org

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twenty + two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.