Inflamação da tiroide após o parto: o que é e como se trata?
Se teve um bebé recentemente e começou a ter problemas na tiroide, é possível que possa sofrer de uma Tiroidite Pós-Parto, uma inflamação da pequena glândula em forma de borboleta que se encontra situada na base do pescoço. Trata-se de um problema que costuma ser temporário, ocorrendo geralmente nos primeiros seis meses após o parto.
Os sintomas, aqui, começam por ser semelhantes ao de uma tiroide hiperativa (Hipertiroidismo), que pode resolver-se por si só ou progredir para sintomas de uma tiroide hipoativa (Hipotiroidismo). A identificação do problema faz-se através de um exame físico e exames de sangue, determinando os valores das hormonas da tiroide e confirmando se estes estão ou não dentro do considerado normal.
Nos casos mais ligeiros da Tiroidite Pós-Parto pode mesmo não haver necessidade de tratamento, uma vez que o problema costuma desaparecer rapidamente. No entanto, se os sintomas persistirem, há tratamento disponível, que pode ser feito sem interferir com a amamentação.
Ainda que a maioria das mulheres tenha uma recuperação completa, a Tiroidite Pós-Parto costuma voltar a manifestar-se na sequência das gestações seguintes, pelo que é importante estar atento à saúde da tiroide não só antes, mas também depois de cada parto.