Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 18 de Abril de 2023 às 11:23 em Tiroide | 0 comentários

Tiroidite Autoimune: o que é e como se trata?

Tiroidite Autoimune: o que é e como se trata?

Há momentos em que o sistema imunitário do nosso corpo começa a atacar-se a si próprio, o que está na base das chamadas doenças autoimunes. E na lista destas há também problemas associados à tiroide, como a Tiroidite Autoimune, sendo a mais conhecida a Tiroidite de Hashimoto. Aqui, os responsáveis pela defesa do nosso organismo atacam as células da tiroide como se estas fossem estranhas e um alvo a abater.

É uma doença que pode surgir em até 20% das mulheres saudáveis, sendo muito menor a sua frequência nos homens. Mas destas, nem todas vão sofrer os efeitos do problema, com apenas uma pequena proporção – cerca de 10% das pessoas com Tiroidite – a ter de enfrentar sintomas semelhantes aos que se verificam para o diagnóstico de hipotiroidismo ou ainda, algumas vezes, um aumento indolor da tiroide, ou seja, o chamado bócio.

O diagnóstico pode ser feito através de uma exame aos níveis de anticorpos, sendo ainda possível a sua identificação através de uma ecografia à tiroide, assim como nos exames de sangue. O tratamento faz-se caso exista hipotiroidismo associado, visto que a Tiroidite de Hashimoto em si não se trata.

É importante saber também que a Tiroidite de Hashimoto é crónica, nunca desaparece, podendo originar hipotiroidismo ou não. Porém, há outros tipos de Tiroidites, agudas e subagudas, que desaparecem.

Fonte: https://www.btf-thyroid.org/thyroiditis

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 × one =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.