Dicas e conselhos para melhorar a concentração
São vários os desafios que as pessoas com hipotiroidismo têm de enfrentar e um destes tem a ver com a concentração, ou melhor, com a falta desta, que é, de resto, um dos sintomas mais comuns da doença. E a culpa é, uma vez mais, das hormonas.
Os grandes responsáveis têm nome: a hormona T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que desempenham um papel importante ao nível do uso dos nutrientes e oxigénio para produção de energia, algo de que o cérebro necessita particularmente para realizar o seu trabalho. Havendo aqui uma diminuição da produção destas hormonas, que se traduz num défice hormonal, o cérebro fica mais lento e o declínio nas capacidades de memória, aprendizagem, raciocínio e resolução de problemas dificulta a concentração.
A questão é: o que pode fazer para melhorar a sua memória? Tudo começa pelo tratamento do hipotiroidismo, já que este, quando feito de forma correta, costuma traduzir-se no desaparecimento dos sintomas, como a falta de concentração.
Ainda assim, qualquer um pode ter, uma vez por outra, problemas de memória, pelo que as dicas que se seguem podem sempre ajudar:
– Fazer a medicação tal como é prescrita pelo seu médico e fazer as consultas de seguimento necessárias para confirmar que as suas hormonas da tiroide regressaram aos níveis considerados normais.
– Sair de casa e mexer-se, ou seja, manter-se ativo, o que tem um impacto importante no cérebro. E isto passa pela realização de hobbies, pela socialização e ainda pela prática de exercício, que está associado a um melhor funcionamento do cérebro.
– Ter uma boa noite de sono, já que o sono profundo ajuda a manter o bom funcionamento do cérebro.
– Procurar concentrar-se numa coisa de cada vez, eliminando distrações e procurando evitar que a sua mente divague para outros temas.
– Use ferramentas capazes de o ajudar a recordar-se, como fazer listas de tarefas, criar lembretes no telefone ou usar um calendário.