Tiroidite Viral: o que é e como se trata?
Tiroidite é um termo que, na sua definição, significa uma inflamação da glândula da tiroide. Mas inflamações podem existir muitas e é isso que acontece quando se trata da tiroide. Ou seja, a Tiroidite pode significar uma inflamação rara, associada ao pós-parto, induzida por medicamentos ou autoimune. Esta última, crónica, significa que resulta de um ‘ataque’ do organismo a si mesmo.
Neste texto falamos sobre a primeira, a Tiroidite Viral que, como o próprio nome indica, está associada a uma infeção causada por um vírus, manifestando-se com sintomas semelhantes aos de uma gripe. Tal como os restantes distúrbios da tiroide, é também mais frequente nas mulheres, sobretudo nas que têm entre os 20 e os 50 anos.
Aqui, um dos principais sintomas é a existência de um aumento da tiroide, que pode apresentar ainda dor ou sensibilidade ao toque. Dor de garganta, febre e sintomas semelhantes aos de uma gripe são também sentidos, havendo ainda sintomas resultantes de uma tiroide hiperativa, como nervosismo, tremores, palpitações ou insónias, e de uma tiroide hipoativa, como fadiga e sensação de mais frio do que o habitual.
Tal como outros problemas associados à tiroide, também aqui o diagnóstico é feito com recurso a um exame físico e de sangue. E, feita a sua confirmação, pode ou não haver recurso a tratamento. Isto porque, em muitos casos, a Tiroidite Viral resolve-se rapidamente e por si só, com as pessoas a recuperarem por completo dois a cinco meses após o início dos sintomas.