Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 12 de Agosto de 2019 às 18:06 em Notícias | 0 comentários

Criança sem problemas na tiroide hoje será o jovem feliz e saudável de amanhã!

Criança sem problemas na tiroide hoje será o jovem feliz e saudável de amanhã!

Apesar de pouco frequentes, as doenças da tiroide também podem acontecer nos bebés, crianças e jovens.

Neste Dia Internacional da Juventude, lembramos que quando não são devidamente tratadas, estas patologias podem afetar o seu desenvolvimento cognitivo e físico.

Saiba como pode proteger o seu filho e garantir que será um jovem feliz e saudável.

Todo o metabolismo do nosso organismo é controlado e regulado pela tiroide, uma pequena, mas importante glândula, que tem como principal função a produção de hormonas tiroideias. Nas crianças em particular, além de contribuir para que o seu corpo se mantenha quente, através da utilização de energia, e de assegurar o correto funcionamento do cérebro, do coração e de outros músculos e órgãos, esta desempenha um papel vital no seu desenvolvimento cognitivo e físico.
De facto, quanto esta glândula deixa de funcionar de forma correta, o metabolismo normal do organismo pode ficar em causa e, no caso das crianças, pode mesmo ter um efeito no seu normal crescimento.

Causas podem ser hereditárias e não só

Sabe-se que as disfunções da tiroide nas crianças são, muitas vezes, hereditárias. Por isso, se existir na sua família um historial deste tipo de problemas, deverá mencionar o facto ao pediatra do seu filho para que este avalie se deve fazer um rastreio através de exames de sangue descartar essa hipótese.
Mas, na origem das doenças da tiroide nas crianças podem estar também vários fatores, desde o défice de iodo, às doenças autoimunes.

Sintomas aos quais os pais devem estar atentos

Sintomas de hipotiroidismo

No caso do hipertiroidismo, situação em que é produzida uma quantidade excessiva de hormonas tiroideias, os principais sinais e sintomas que devem despertar a atenção dos pais são os seguintes:

  • Nos bebés – Sempre que estes pareçam constantemente cansados ou sonolentos.
  • Nas crianças e adolescentes – Um atraso do crescimento dos ossos e dentes, um atraso no início da puberdade, períodos menstruais frequentes com fluxos abundante e/ou sintomas característicos como, pele seca, queda de cabelo, sensibilidade aumentada ao frio, ritmo cardíaco lento, aumento de peso e retenção de líquidos.

Sintomas de hipertiroidismo

Quando há uma produção excessiva de hormonas da tiroide – situação que se designa por hipotiroidismo – as funções e os processos metabólicos do organismo ficam mais acelerados. Os principais sintomas e sinais que devem chamar a nossa atenção são os seguintes:

  • Insónias;
  • Alterações comportamentais que podem levar ao fraco desempenho escolar (nomeadamente a falta de concentração e inquietação nas aulas);
  • Tremor nas mãos;
  • Alterações frequentes de humor;
  • Diarreia;
  • Apetite aumentado e perda de peso.

O importante é detetar para tratar

É fundamental que os pais tenham consciência de que o diagnóstico de uma doença da tiroide é o principal passo para poder proporcionar aos seus filhos uma vida normal, através do tratamento mais indicado.

Uma vez diagnosticado, o hipotiroidismo em crianças pode ser tratado através da substituição das hormonas tiroideias em falta com levotiroxina, uma hormona tiroideia sintética. Já no caso do hipertiroidismo existem várias opções de tratamento disponíveis, com o objetivo de controlar os sintomas e tratar a causa subjacente.

Em resumo, os sinais e sintomas da doença da tireoide são semelhantes em crianças, adolescentes e adultos. No entanto, existem algumas diferenças importantes relacionadas com o crescimento, desenvolvimento e comportamento.
Com uma terapêutica adequada e seguimento regular, as crianças podem ter uma vida feliz e saudável.

Fontes:

https://www.verywellhealth.com

https://www.mydr.com.au

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.