Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 23 de Dezembro de 2019 às 12:57 em Noticias | 0 comentários

Tem uma disfunção da tiroide? Saiba o que deve e não deve comer na sua ceia de Natal.

Tem uma disfunção da tiroide? Saiba o que deve e não deve comer na sua ceia de Natal.

Estamos no mês de dezembro! Mês em que se celebra o Natal. Altura em que as famílias se reúnem e preparam as melhores iguarias para a noite tão aguardada: a consoada. Muitos doces e bolos da época, como as filhoses, o bolo-rei e o tronco de natal estão na mesa na noite de 24.


Apesar de todas estas especialidades da época, as pessoas que sofrem de uma disfunção da tiroide devem ter alguns cuidados na sua alimentação. Há alimentos que não devem fazer parte da sua refeição pois podem provocar efeitos nocivos e potenciar alterações hormonais. Neste artigo, fique a par de algumas sugestões de alimentos que podem e devem estar na sua noite de natal, para que usufrua do verdadeiro sentido desta época do ano.

Começamos pelo alimento-rei presente na sua mesa, o bacalhau. É certo que a carência em iodo pode potenciar o hipotiroidismo, pelo que a ingestão de alimentos ricos neste micronutriente, é benéfica para a sua saúde. Gosta de comer marisco como entrada? Boas notícias! Estes alimentos também são ricos em iodo, sendo assim uma boa opção para a ceia. Costuma acompanhar o bacalhau com couve-flor? Saiba que este vegetal é rico em “goitogénicos”, substâncias que dificultam a absorção do iodo. Uma outra boa escolha no seu menu será o peru, uma carne magra e rica em selénio. Este mineral é essencial para um bom funcionamento do órgão pois participa na conversão da hormona tiroideia T4 em T3. Ao longo da refeição, recomendamos que tenha em atenção o consumo de álcool, limitando-se, por exemplo, a um copo de vinho. Não se esqueça também de consumir água, dado que equilibra o metabolismo lento, característico do hipotiroidismo.

Já os doentes com hipertiroidismo, onde existe uma produção em excesso de hormonas na tiroide, recomenda-se a redução de sal, de álcool e de cafeína, estimulantes que aceleram o metabolismo.

Se é uma pessoa que faz um plano alimentar à base de pratos vegetarianos, saiba que existem estudos que revelam que esta é uma alimentação com benefícios na evolução de algumas doenças da tiroide, nomeadamente no hipotiroidismo.
Já está a pensar nas sobremesas? No bolo rei que encomendou na melhor pastelaria da sua cidade? Pois, deve evitar os bolos e doces com açúcares refinados. A ingestão de grandes quantidades de açúcar pode levar a um descontrolo na produção das hormonas da tiroide. Opte por incluir os frutos secos desta época, ricos em selénio com o benefício que referimos anteriormente.
No final da sua consoada, porque não servir à sua família uma infusão herbal?

O mais importante de tudo é que o doente mantenha os cuidados na alimentação não só neste dia de celebração como nos restantes dias do ano. Não se esqueça que incorporar a prática de exercício físico regularmente é benéfico estando os níveis das hormonas tiroideias controlados. Desfrute do natal em família. Desejamos a TODOS um feliz natal.

Fontes:
– https://adti.pt/2018/04/30/alimentacao-e-tiroide-quais-as-melhores-opcoes/;

– https://www.vidaativa.pt/a/alimentacao-e-tiroide/

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seventeen + eighteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.