Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 17 de Abril de 2017 às 11:14 em Estudos Noticias | 0 comentários

O hipotiroidismo durante a gravidez deve ou não ser tratado?

O hipotiroidismo durante a gravidez deve ou não ser tratado?

Quando uma mulher engravida os níveis de hormonas produzidas pelo seu corpo sofrem alterações. No caso da hormona TSH (sigla inglesa para thyroid-stimulating hormone), os números tendem a ficar abaixo do normal (0.4-4.0 miliunidades internacionais por litro).

Nas gravidezes em que o contrário acontece, levando os níves da TSH a ficarem acima dos valores considerados normais, as mulheres podem vir a sofrer de hipotiroidismo subclínico. Este, se não for tratado, pode provocar vários problemas de saúde. Uma investigação, levada a cabo pela Mayo Clinic, veio alertar que o risco de aborto é um desses problemas.

Se por um lado o ignorar o hipotiroidismo durante a gravidez pode conduzir a um desmancho, a verdade é que o seu tratamento também envolve outro tipo de riscos. Segundo a investigação, o tratar reduz em 38% o risco de perder o bebé mas aumenta a probabilidade de ocorrer um parto prematuro, diabetes gestacional e pré-eclampsia.

Apesar da investigação em causa demonstrar que o tratamento do hipotiroidismo durante a gravidez tem ganhos quando os valores da TSH são elevados, cabe aos futuros pais e médicos analisarem os riscos envolvidos, antes de tomarem uma decisão.

 

Fonte: Mayo Clinic

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 + five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.