Períodos para prestar especial atenção ao seu “painel de controlo”, a tiroide
Há certos momentos nas nossas vidas em que a glândula tiroideia desempenha um papel ainda mais importante do que o habitual. Estes são momentos em que devemos prestar mais atenção ao nosso “painel de controlo” para garantir que tudo está a funcionar como deveria e, se não, quais são os principais indicadores a serem observados:
GRAVIDEZ
Quando tenta engravidar
É importante saber, ao tentar engravidar, que tanto o hipotiroidismo quanto o hipertiroidismo podem afetar a fertilidade.
Durante a gravidez
A glândula tiroideia também pode ser afetada durante a gravidez, devido às alterações da tiroide que ocorrem durante a mesma.
Logo após o parto
Após o parto, a glândula tiroideia pode ficar inflamada, causando níveis hormonais anormais.
MENOPAUSA
Muitos dos sintomas experimentados durante a menopausa, como fadiga, alterações de humor e problemas de sono, também são sinais de hipotiroidismo e os dois podem ser confundidos.
IDADE AVANÇADA (séniores)
À medida que envelhece:
• Audição
• Sistema Digestivo
• Coração
• Músculos e Articulações
O nosso organismo altera-se à medida que envelhecemos e muitas dessas alterações também podem ser sintomas de uma doença da tiroide. Por exemplo, o hipotiroidismo pode causar perda auditiva, problemas digestivos (como obstipação, síndrome do intestino irritável e flatulência), rigidez nas articulações e cãibras musculares. O hipertiroidismo pode levar à sensação de palpitações, dores musculares, dores e fraqueza. É importante saber a diferença entre as duas.